Image hosting by Photobucket

31.7.08

god's problem - final strike!

"Como vimos, diferentes autores bíblicos têm diferentes explicações para toda dor e todo sofrimento: alguns acham que a dor e o sofrimento algumas vezes vêm de Deus como punição pelo pecado (os profetas); outros pensam que a infelicidade é criada pelos seres humanos para agredir e oprimir outros (novamente os profetas); uns crêem que Deus produz sofrimento para atingir seu objetivo redentor (a história de José, a história de Jesus); outros vêem a dor e a infelicidade como um teste de Deus para verificar se seu povo permanecerá fiel a ele mesmo quando não vale a pena (a história popular sobre Jó); e há os que dizem que simplesmente não temos como saber por que há tanto sofrimento no mundo — seja porque Deus Todo-poderoso escolhe não revelar esse tipo de informação a peões como nós (a poesia de Jó) ou porque é uma informação fora do alcance de meros mortais (Eclesiastes).

Pessoalmente me sinto muito mais próximo do Eclesiastes que de qualquer das outras opções que estudamos até agora. Pensar que Deus está punindo a população da África por seus pecados me choca como sendo algo grotesco e maldoso. Eles certamente não estão sofrendo de malária porque outros seres humanos os estão oprimindo (diretamente), e eu não vejo nada redentor em suas mortes, ou qualquer indício de que Deus esteja apenas os testando para ver se eles o louvarão no suspiro final, tomados de dor. Talvez esteja simplesmente além de nossa capacidade de compreensão."


***

Infelizmente a melhor parte do livro, em que Ehrman critica a história de Jó, é grande demais pra ser postada. Recomendo o livro, nem que seja pra rir um pouquinho (no meu caso, até de mim mesma, já que eu costumava acreditar nessas coisas). Não sei se vocês sabem, mas Jó é o mais sofredor dos personagens bíblicos (além do próprio Jesus, coitado). Uma das maldade que Deus "permite que Satanás lhe faça" é matar seus 10 filhos. Mas, pela graça, por Deus ser tão maravilhoso, depois que a fé de Jó é testada, nascem-lhe outros filhos! Maravilha, não? É tipo um DVD ou roupas, que basta substituir e tudo se esquece. Imagine Deus dizendo "ah, esse Holocausto foi uma merda, mas é só eu fazer nascer mais uma geração de 6 milhões de judeus que fica tudo tranks".